O SEECETHAR está reunido com dirigentes sindicais de todo Brasil na cidade de Porto Alegre/RS para participar do Congresso anual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios (CONATEC) e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios (FENATEC), que acontece nos dias 23 a 27 de novembro.
O evento tem como objetivo promover um debate sobre o atual cenário trabalhista no Brasil e as dificuldades vivenciadas por sindicalistas e trabalhadores de edifícios e condomínios, permitindo que os participantes apresentem a realidade das suas bases de representação e troquem informações entre si.
Os assuntos a serem discutidos incluem representatividade, fortalecimento da carreira, legislação, terceirização, gestão sindical, entre outros. “Queremos que esse encontro seja um marco em termos de participação dos nossos confederados. Reservamos para esses dias momentos de muito debate e integração, para que os presidentes de sindicato se sintam à vontade para apresentar problemas e encontrar soluções”, disse Paulo Ferrari, presidente da Conatec, na abertura do congresso.
Entre as autoridades presentes, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, também se pronunciou e previu que, em um futuro próximo, os efeitos da crise econômica pela qual o país passa irão se agravar, gerando mais desemprego.
“A crise atingiu todos os setores da sociedade, e nós, que estamos com mais de 9 milhões de pessoas desempregadas, teremos mais de 20 milhões em pouco tempo. A crise irá se aprofundar e cabe a nós, dirigentes sindicais, tentar amenizá-la”, afirmou o deputado. “Eu me lembro que em outras crises os sindicatos conseguiram a recomposição de salário e cabe a nós continuar lutando para melhorar a condição de vida dos trabalhadores”, acrescentou.
Na oportunidade, a Fenatec e a Conatec também apresentarão a prestação de contas anual aos sindicatos filiados.
(Leonardo Lelis, com informações da CONATEC e da FENATEC)