A pedido da Federação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios (FENATEC), entidade à qual o SEECETHAR é filiado, o deputado estadual Márcio Nakashima propôs ao Governo do Estado de SP, no dia 10/04, a inclusão de todos os trabalhadores em edifícios e condomínios no grupo prioritário para recebimento da vacina contra a Covid-19, independentemente da idade ou da existência de comorbidades.

 

De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, a categoria está exposta ao risco de contaminação por constituírem linha de frente de seus empregadores. "São profissionais que desempenham atividades essenciais e estão em constante risco de contaminação pelo contato diário com moradores e frequentadores de condomínios residenciais e comerciais".

 

Ainda segundo o documento, os trabalhadores em edifícios e condomínios correm alto risco de serem contaminados, por receberem diariamente correspondências, produtos comprados pelos moradores em sites de compras online e aplicativos, por realizarem manutenções e limpeza e, ainda, por vezes, zelarem pelo cumprimento das normas de segurança e proteção aos condôminos.

 

Além disso, muitos trabalhadores em edifícios e condomínios já foram à óbito em razão da covid-19. Por esses motivos, o parlamentar entende que a categoria também deve ser tratada como prioritária para o recebimento da vacina, a exemplo dos profissionais da saúde e dos idosos.

 

Confira aqui a íntegra do documento